19 de Fevereiro – O Mundo celebrou o Dia da Baleia

19 de Fevereiro – O Mundo celebrou o Dia da Baleia

A caça impiedosa dos mamíferos marinhos remonta ao século XVII
A caça impiedosa dos mamíferos marinhos remonta ao século XVII

No dia 19 de fevereiro, os ecologistas celebram o Dia Mundial da Baleia e de outros mamíferos marinhos. Nesse dia, há 27 anos, a Comissão Internacional da Baleia proibiu a caça comercial a este cetáceo. A exceção abrangeu apenas alguns povos, pouco numerosos, que não conseguiriam sobreviver sem a carne de baleia. Entretanto, nem todos os países desistiram das suas frotas baleeiras, apesar dos protestos da opinião pública.

A caça impiedosa dos mamíferos marinhos remonta ao século XVII e só em meados do século XX, depois de terem desaparecido completamente várias espécies de baleias e de a população de outras ter sido reduzida dezenas de vezes, se começaram a ouvir a plena voz os protestos dos defensores da natureza.

Depois da entrada em vigor da moratória à caça industrial da baleia em 1986, a população de algumas espécies começou gradualmente a recuperar. Vários países, no entanto, nomeadamente o Japão, continuam até hoje a caça da baleia à escala industrial.

Tóquio tem realizado, nos últimos 25 anos, o chamado programa de caça científica. Anualmente, os baleeiros japoneses matam mais de 800 baleias, alegadamente para fins de investigação. A sua carne acaba invariavelmente nos restaurantes e supermercados do país. No ano passado, contudo, eles foram obrigados a pôr fim à caça nas águas da Antártida depois de ecologistas voluntários terem lançado sobre os baleeiros bombas de fumaça e jatos de canhões de água.

Fonte: Voz da Russia

830 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *