Virada Cultural Natal – 24h de Cultura e Diversão

Virada Cultural Natal – 24h de Cultura e Diversão

A Virada Natal quer revelar uma outra Ribeira, um bairro que conta a história da cidade, sendo protagonizado pelos próprios cidadãos.

Dias 15 e 16 de dezembro de 2012 o bairro da Ribeira vai ser tomado por uma grande onda de cultura, diversão e vivências. A partir das 18h do sábado até 22h do domingo, a Virada Cultural Natal invade a cidade numa espécie de Circuito Cultural Ribeira ampliado com programação 100% gratuita, espalhada pelas ruas, nas casas e onde mais der para ocupar.

Serão mais de 24h de shows, espetáculos, exibições de vídeos, intervenções, performances e espaços de convivência, acontecendo simultaneamente em 10 Polos temáticos, dois grandes palcos – Palco Paulo Ubarana, em homenagem a um dos grandes incentivadores da reabilitação da Ribeira, e o Palco Diversidade, no Armazém Hall – e mais as atividades de rua. Estão confirmadas mais de 120 atrações, sem contar as ações espontâneas que sempre acontecem em eventos do porte de uma Virada Cultural.

A estimativa é que circule gente dos quatro cantos da cidade, estimulando a economia do bairro, o dinamismo social, e o principal, a mudança do olhar. A Virada Natal quer revelar uma outra Ribeira, um bairro que conta a história da cidade, sendo protagonizado pelos próprios cidadãos.

“Na verdade o evento está nascendo na Ribeira, mas para 2013 já temos garantida a expansão da Virada para as zonas norte e sul da cidade. Inclusive, um banco nacional já sinalizou positivamente o patrocínio para um dos três pontos”, garantiu Gustavo Wanderley, diretor da Casa da Ribeira, que também afirmou ter a intenção de firmar parceria com a gestão municipal que assumirá em 2013. “Assim que o novo prefeito assumir, vamos procurá-lo para que a Virada Natal entre oficialmente no calendário da cidade”.

 Para garantir a segurança do público, um esquema foi especialmente pensado para os dois dias de evento. “Solicitamos reforço policial e contratamos uma empresa de segurança particular que vai acompanhar o evento da montagem a desmontagem. Nos horários de pico serão 21 seguranças espalhados pelos principais pontos do bairro e mais a polícia militar”, frisou a produtora Mariana Hardi. Além da segurança, foi solicitado plantão da SAMU para qualquer emergência.

 A Virada Cultural Natal tem o patrocínio da Cosern e Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo. Parceria cultural do Sesc, Sebrae, Sesi Secretaria Estadual de Turismo e apoio cultural da Vivo, Ribeira Competitiva, Pé de Palco, Assembleia Legislativa e Armazém Pará. A promoção é do Circuito Cultural Ribeira, Dosol e Casa da Ribeira dentro do selo Ribeira Território Criativo.

 VIRADA DE PENSAMENTO

Além das 24h de diversão e cultura propostas pelo Dosol e Casa da Ribeira, a Virada Natal propõe a série Virada do Pensamento. Textos reflexivos e propositivos, instigam um debate sólido acerca da cultura da cidade e o papel dos seus agentes: parceiros, patrocinadores, poder público e sociedade civil (artistas e produtores culturais).

 “Aproveitando a maré da Virada Cultural que se aproxima, resolvemos entrar nessa onda boa e propor uma virada de pensamento. A ideia não é bater no que está aí, não é chorar pelo que não acontece. Aqui a nossa pegada é propor, olhar para frente, aprender com o que não deu certo e ampliar algumas vitórias”, apontou o produtor cultural Anderson Foca.

 PROGRAMAÇÃO E POLOS

Iniciando às 18h do sábado (15), seguindo até às 22h do domingo (16) a Ribeira viverá uma verdadeira imersão cultural. No Palco Paulo Ubarana, na avenida Tavares de Lira, passarão nomes reconhecidos da música potiguar como Dusouto e Rastafelling. No domingo pela manhã a programação infantil ganha vez com as apresentações do projeto Ilha da Música e Orquestra Petrobras de Guamaré. Em frente ao palco o IFRN Cidade Alta montará a Rua do Lazer com Brinquedoteca e jogos.

O Palco Diversidade também será totalmente dedicado à música potiguar, passeando por diversas linguagens, do frevo ao rock, do ragga a MPB. Na Casa da Ribeira, Polo Teatro e Convivência, ganha destaque o Festival de Cenas Curtas de Teatro, seguido pela festa Dionizíaca e também a exibição inédita do filme “Febre do Rato”, de Cláudio Assis. O Polo Rock ficou por conta do Dosol, que traz 20h de programação sem intervalo para respirar.

 Nalva Café Salão abrigará o Polo Cabaret, com exposição coletiva, lançamento de fanzine, teatro e música. No Polo Dança, o espaço Gira Dança preparou espetáculos, diálogos e debates sobre processos de criação. O Galpão 29 será palco da música eletrônica com Djs convidados. O Polo Atelier (Flávio Freitas) além de música boa para apreciar, haverá um desfile de moda pintado à mão por Lídia Quaresma. O Cultura Clube apresenta o melhor do Hip Hop e Reggae potiguar e oficinas de teatro. No Polo Experimental, no Espaço à Deriva, as experimentações em teatro são destaque.

 Além dos Polos, com programações para todos os gostos, as ruas da Ribeira serão tomadas por apresentações teatrais, performances, pockets musicais, feira solidária, e intervenções a todo e qualquer momento.

 A programação completa da Virada Cultural Natal e os textos da série Virada do Pensamento estão disponíveis no site www.circuitoculturalribeira.com.br.

640 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *