Batalha Naval do Riachuelo – Exposição da Marinha no Norte Shopping Natal

Batalha Naval do Riachuelo – Exposição da Marinha no Norte Shopping Natal

CAM00734[1]
Jovens conhecendo o funcionamento do “Código morse” – sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente.

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870) – o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no Novo Mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865). A importância da vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra.

Anualmente, no dia 11 junho, a Marinha do Brasil comemora o grande feito do Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo, ocasião em que são içados nos mastros de todos os navios e organizações de terra os históricos sinais utilizados pelo Chefe Naval durante o confronto.

Sinais de Barroso

No dia 11 de junho de 1865, nas águas do rio Paraná, próximo à confluência do Riachuelo, travou-se o sangrento combate que recebeu o nome do pequeno afluente.
No decorrer da luta, na Capitânia de Barroso, a Fragata Amazonas, foram içados numerosos sinais, transmitindo ordens aos demais comandantes brasileiros.
Dois deles foram especialmente célebres:

779 – “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever

10 – “Sustentar o fogo que a vitória é nossa

CAM00742[1]
Visitantes conhecendo equipamentos e acessórios utilizados pelos Fuzileiros Navais em suas missões.

Em Natal, a Marinha realiza uma exposição no Norte Shopping, aonde  os visitantes passam a conhecer um pouco mais sobre os feitos da época da Batalha de Naval de Riachuelo e itens como por exemplo “Como Ingressar na Marinha do Brasil”.

A exposição, montada próximo a praça de alimentação, continua nesse sábado até as 22hs.

941 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *