Bento XVI será chamado de papa emérito ou Sua Santidade, diz Vaticano

Bento XVI será chamado de papa emérito ou Sua Santidade, diz Vaticano

papabentoApós oficializar a renúncia ao pontificado, na quinta-feira (28), Bento XVI vai receber o título de Sua Santidade Bento XVI, papa emérito, ou Sua Santidade Bento XVI, pontífice romano emérito. O título foi anunciado hoje (26) pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. O último dia de Bento XVI como papa acabará às 19h de Roma (15h de Brasília). Ele deixará o local em direção à nova residência de helicóptero.

Com a renúncia, Bento XVI passará a usar vestes na cor branca, simples e sem manto, segundo o porta-voz do Vaticano. Ele não usará mais os sapatos vermelhos. “Parece que o papa ficou muito satisfeito com os sapatos que lhe presentearam no México, em Leon”, disse Lombardi.

Ciudad del Vaticano, 26 febrero 2013 (VIS).-Benedicto XVI será “Pontífice emérito” o “Papa emérito”, ha informado hoy el director de la Oficina de Prensade la Santa Sede, P. Federico Lombardi, S.I, en un briefing sobre los últimos días del pontificado actual. Asimismo seguirá conservando el nombre de “Su Santidad, Benedicto XVI” y se vestirá con el hábito talar blanco sencillo, es decir sin la pequeña capa que le cubría los hombros. www.news.va

Um dos símbolos do papa, o anel do pescador, será destruído. O adereço, que o papa recebe no momento da coroação e usa no dedo anular direito, simboliza a autoridade, segundo o porta-voz. O anel foi adotado no pontificado de Clemente IV (por volta de 1.265) e era usado como selo secreto para correspondências privadas.

O anel é de ouro e tem o nome do papa e em alto relevo do apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Quando o papa morre, o anel é retirado na presença do Colégio dos Cardeais e, em seguida, quebrado, simbolizando o fim do pontificado.

Ao deixar o pontificado, Bento XVI, de 85 anos, passará a viver, por dois meses, em Castel Gandolfo – residência de verão dos papas. Em seguida, Bento XVI passará a viver no Mosteiro Mater Ecclesia, na região do Vaticano. Segundo ele, vai se manter em oração e isolamento.

O último papa a renunciar foi Gregório XII, no século 15. O sucessor de Bento XVI será escolhido por 115 cardeais, com menos de 80 anos, reunidos no conclave. A data de início das votações não foi escolhido. A estimativa é que ocorra no começo de março com conclusão antes da Páscoa. Ontem (25), Bento XVI assinou um decreto que abre a possibilidade de o conclave ser antecipado.

Fonte: Agência Brasil via Vaticano

575 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *