Formatura de Marinheiros Recrutas – Turma 2/2012 –  na Base Naval de Natal

Formatura de Marinheiros Recrutas – Turma 2/2012 – na Base Naval de Natal

Desfile em continência a Bandeira Nacional

No dia 7 de dezembro de 2012, a Base Naval de Natal reuniu-se para realizar a cerimônia militar relativo a conclusão do Curso de Formação de Reservistas Navias (C-FRN) da Turma 2/2012 de Marinheiros Recrutas.

Na solenidade, presidida pelo Comandante da Base Naval de Natal, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Flávio Macedo Brasil, os formandos prestaram juramento à Bandeira do Brasil e receberam dos padrinhos o certificado de conclusão do C-FRN.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades militares da área do Comando do 3º Distrito

Governadora Rosalba Ciarlini prestigia a formatura ao lado do Comandante da Base Naval de Natal.

Naval e teve como convidado ilustre a governadora Rosalba Ciarlini que saudou os  alunos e visitou as instalações da Base.

A partir desta data, esses jovens Marinheiros Recruta serão distribuídos pelas Organizações Militares para o cumprimento do restante de seu 1 ano de serviço pelo seu país, para posteriormente, retornar ao seio da sociedade como um cidadão bem formado e com experiência profissional ímpar.

Durante três meses, os alunos passaram pelo Estágio de Adaptação no qual foram ministradas aulas sobre organização básica da Marinha; higiene e primeiros socorros; noções de armamento; noções de combate a incêndio; instrução militar naval; comunicações; fatos e tradições da Marinha do Brasil; noções do serviço geral de taifa; e documentos. As aulas alicerçaram uma formação militar naval baseada nos princípios da hierarquia e da disciplina, tratando-se de um período de aprendizado e dedicação.

 

O Comandante Brasil deixou a seguinte exortação à Turma 2/2012 de Marinheiros-Recruta:

“Convencidos de termos cumprido nosso dever na formação dos Marinheiros-Recrutas da Turma 2/2012, exprimimos nosso orgulho apresentando-os para o solene Juramento à Bandeira Nacional e assim se incorporarem à Marinha do Brasil.

 A responsabilidade de formar a juventude que em breve irá tripular as Organizações Militares subordinadas ao Comando do 3º Distrito Naval é plenamente recompensada quando nos lembramos daqueles jovens que se apresentaram a esta Base há três meses e os comparamos com os Marinheiros-Recrutas que hoje vemos. Esta comparação evidencia a capacidade de transformação da nossa Escola de Formação de Reservistas Navais e nos motiva para a próxima turma que se apresentará no próximo ano.

 Em breve presenciaremos um momento solene em que jovens brasileiros, hoje marinheiros, prestarão juramento perante nosso pavilhão nacional, quando se comprometerão a servir à pátria, com o sacrifício da própria vida. Tal compromisso exige voluntariedade, desprendimento, nobreza de caráter e firmeza de propósito. Estas são as características morais básicas que a Marinha do Brasil e o País esperam de vocês Marinheiros-Recrutas da Turma 2/2012. Os senhores passam a compor importante parcela da mobilização nacional, chamada de Serviço Militar Obrigatório, que tem papel decisivo na garantia da soberania brasileira e na liberdade dos seus cidadãos.

 Sabemos que no caminho até aqui os Senhores singraram mares nem sempre calmos. A vida militar exige adaptabilidade e sacrifícios, capacidades que estou certo, hoje, fazem parte da vossa personalidade. As recompensas para esta entrega advirão do comprometimento com a instituição e do trabalho dedicado e abnegado, que espero os senhores cumpram enquanto estiverem servindo ao seu País.

 Nesta oportunidade devemos agradecer àqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para que os senhores chegassem até aqui. Inicialmente me dirijo aos senhores pais, avós, esposas, noivas, namoradas e amigos. Agradecemos vossas importantes presenças nesta cerimônia, à qual emprestam alegre colorido e brilho singular, além de trazerem especial emoção. Levem o nosso reconhecimento e agradecimento pelo apoio que prestaram aos nossos mais novos Marinheiros, dando-lhes a tranquilidade necessária para que assimilassem os ensinamentos e rapidamente se adaptassem à nossa rotina. Saibam que a participação dos Senhores e Senhoras, fundamental até aqui, continuará sendo importante ao longo da carreira destes promissores e esperançosos jovens. Sintam-se orgulhosos, pois venceram, junto com eles, esta importante etapa.

 Faço agora uma especial menção de agradecimento ao Comandante do Corpo de Alunos, aos Comandantes de Companhia, Comandantes de Pelotão, instrutores e mestres, que souberam transformar aqueles meninos assustados que aqui se apresentaram em agosto último, nos militares adestrados e disciplinados hoje postados em formatura diante de nossos olhos. O trabalho e a dedicação dos senhores está aqui materializada na forma de 199 novos Marinheiros-Recrutas. Sintam-se orgulhosos pelo belo legado que produziram para a Marinha do Brasil.

 Agradecemos também aos nossos parceiros no projeto Soldado-Cidadão, que nos permitiram proporcionar a estes jovens qualificações profissionais que, estou certo, lhes serão valiosas, dentro e fora da instituição, abrindo-lhes os horizontes e acenando com novas oportunidades. A estes parceiros, em especial ao SENAC e ao SENAI, cujas reputações na área da formação profissional conferem importância especial à qualificação oferecida, o nosso agradecimento e nossa confiança na continuidade desta parceria tão importante para a juventude brasileira.

 Por fim dirijo-me aos Marinheiros-Recrutas da turma 2/2012. Senhores; honrem a farda que ora envergam. Orgulhem-se da instituição à que pertencem. Pratiquem e cultivem os valores morais e éticos e as tradições navais que aqui aprenderam. Amem e sejam fiéis à nossa pátria. Dediquem-se no limite das suas forças e capacidades nas tarefas que lhes forem atribuídas e, acima de tudo, sejam muito felizes.

 Parabéns Turma 2/ 2012.”

FLÁVIO MACEDO BRASIL

CAPITÃO-DE-MAR-E-GUERRA

COMANDANTE

 

 

 

1,886 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *