Fumaça preta sinaliza impasse na escolha de novo papa

Fumaça preta sinaliza impasse na escolha de novo papa

Fumaça preta significa que os Cardeais aind não escolheram o novo Papa. Se a fumaça for branca, significa que já há um pontífice.
Fumaça preta significa que os Cardeais ainda não escolheram o novo Papa. Se a fumaça for branca, significa que já há um pontífice.

Às 11h40 locais (07h40 em Brasília), a chaminé da Capela Sistina lançou fumaça preta  anunciando que ainda não houve a maioria de dois terços de votos necessária para eleger o sucessor de Bento 16. Milhares de pessoas, entre fiéis, pregrinos e turistas, enfrentavam uma fina chuva para poder ver a fumaça da Praça São Pedro.

A primeira votação, na terça-feira, foi vista como uma preliminar para apresentar os nomes que serão postos em discussão. A partir desta quarta, os cardeais votam duas vezes pela manhã e duas vezes à tarde, até que um deles receba 77 dos votos.

Apos a votação da noite passada, os cardeais se retiraram para a Casa de Santa Marta, em um anexo do outro lado da Basílica de São Pedro, onde puderam jantar, conversar e dormir.

Não foram divulgados detalhes sobre como é feito o translado dos cardeais da Capela Sistina até a Casa Santa Marta – justamente para tentar garantir o isolamento destes durante todo o conclave.

Tanto a Capela Sistina como a Casa de Santa Marta são equipadas com antiescutas e bloqueios de sinais de telefones celulares. Antes de cada sessão de conclave, é feita uma varredura na Capela Sistina e arredores em busca de equipamentos audiovisuais capazes de gravar ou transmitir os procedimentos.

Os cardeais são proibidos de receber ou enviar e-mails, usar telefone, TV ou radio ou ler jornais.

Fonte: BBC Brasil

 

541 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *