Marinha apreende embarcação  durante “Operação Amazônia Azul”

Marinha apreende embarcação durante “Operação Amazônia Azul”

Marinha apreende embarcação com grande quantidade de pescado durante “Operação Amazônia Azul”
Marinha apreende embarcação com grande quantidade de pescado
durante “Operação Amazônia Azul”

O Navio-Patrulha “Grajaú”, subordinado ao Comando do 3º Distrito Naval, apreendeu, no final da tarde desta quinta-feira (20), durante a “Operação Amazônia Azul”, o navio “Alfa”, que estava pescando ilegalmente entre o Atol das Rocas e o Arquipélago de Fernando de Noronha, o que caracteriza crime ambiental. A embarcação atracarou na Base Naval de Natal por volta das 18h, desta sexta-feira (21). Militares da Marinha, fiscais do IBAMA e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade () estarão no local para os procedimentos administrativos cabíveis a cada Instituição. O navio pesqueiro, com 10 toneladas de pescado a bordo, também está com equipamento de radio com problemas.

 A Operação “Amazônia Azul”, realizada pela Marinha do Brasil (MB), sob a coordenação do Comando de Operações Navais, teve início nesta segunda-feira (17) e tem como propósitos principais intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e reprimir ilícitos de toda ordem nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), além de servir como preparação para a atuação da Força Naval na Copa do Mundo FIFA 2014.

O nome atribuído à Operação – “Amazônia Azul” – deve-se à importância que a MB confere à imensa região marítima, situada na fronteira leste do Brasil, cuja a área e potenciais estratégico e econômico assemelham-se ao da Amazônia verde, e pela qual todos os brasileiros têm a obrigação de zelar e proteger.

 O encerramento da Operação, em Natal, será marcado por um desfile dos Navios-Patrulha participantes, no próximo dia 22, quando a população poderá acompanhar a partir das praias de Natal, por volta das 11h da manhã.

1,401 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *