Militar e político, Chávez nasceu em 28 de julho de 1954 e faleceu hoje (5), aos 58 anos.

Militar e político, Chávez nasceu em 28 de julho de 1954 e faleceu hoje (5), aos 58 anos.

Após um tratamento de dois anos e quatro cirurgias contra um câncer na pélvis, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, faleceu hoje (5), aos 58 anos. Militar e político, Chávez nasceu em 28 de julho de 1954, em Sabaneta, estado de Barinas, um dos mais pobres do país. Criado pela avó paterna, o presidente entrou no Exército Nacional da Venezuela em 1971, onde desenvolveu interesse pela política e conheceu as ideias de Simón Bolívar.

Chávez foi cofundador, em 1982, do MBR200 (Movimento Bolivariano Revolucionário 200), em meio à crise econômica e social que culminaria em 1989 com o Caracazo, revolta popular em repúdio a um pacote de medidas econômicas neoliberais adotadas pelo então presidente Marcos Andrés Pérez. Naquele período, os 10% mais pobres da população detinham apenas 1,6% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto os 10% mais ricos, 32%. A pobreza alcançava 85% da população e as classes A e B, somadas, representavam apenas 3,5% dos venezuelanos.

Revoltado com a repressão às manifestações populares, que gerou milhares de mortos, o MBR200 organizou, em 4 de fevereiro de 1992, três anos após o Caracazo, uma sublevação militar contra o presidente Carlos Andrés Pérez. A insurreição fracassou, mas permitiu que a imagem do comandante da intentona fosse catapultada para o cenário político nacional.

Hugo Chávez ficou preso por dois anos até receber indulto do presidente Rafael Caldera (1994-1999). Chávez então se candidatou à eleição presidencial de 1999 com o apoio do MVR (Movimento Quinta República) e foi eleito como o 52º presidente de Venezuela, com base no ideal da Revolução Bolivariana, amparada no chamado Socialismo do século 21. O ideal tem como centro um Estado forte, provedor de direitos e regulador da economia, com expressiva participação direta na propriedade dos meios de produção.

Fonte: Rede Brasil Atual

376 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *