Off Topic – Vídeo ‘xenófobo’ de militares Chilenos contra Argentinos, Peruanos e Bolivianos causa escândalo e desgaste.

Na gravação, divulgada na internet por um transeunte que encontrou os militares em Viña del Mar, cerca de 40 homens aparecem correndo em uma praia e cantando “Argentinos matarei, bolivianos fuzilarei, peruanos degolarei”

O vídeo foi destaque na imprensa de diversos países sul-americanos, especialmente nos envolvidos.

O principal portal de notícias argentino, Clarin.com, disse que a gravação era “escandalosa”, enquanto La Razón, da Bolívia, afirmou que um alto oficial pediu a “condenação internacional” dos responsáveis.

A divulgação da filmagem também gerou reações e críticas dentro da oposição e de ONGs.

A porta-voz do governo chileno, Cecilia Pérez, disse na quarta-feira que o episódio é “vergonhoso e não acompanha em nada o espírito de nossas Forças Armadas”

O deputado do Partido Comunista chileno, Hugo Gutiérrez, disse à mídia local que espera que a investigação em curso sirva “para que todos estes cânticos xenófobos de treinamento sejam eliminados das práticas cotidianas das Forças Armadas”.

Gutiérrez indicou que este incidente pode gerar atritos desnecessários no processo atual entre o Chile e o Peru no Tribunal Internacional de Justiça em Haia por causa da fronteira marítima no Pacífico entre os países.

O Chile ainda tem questões de fronteira não resolvidas com a Argentina, envolvendo os limites do campo de gelo do sul da Patagônia.

A Bolívia também disputa pacificamente o acesso ao oceano Pacífico desde que perdeu sua costa em uma guerra contra o Chile no século 19

357 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *