Sistema de telecomunicação é reinaugurado na Base da Marinha na Antártica

Sistema de telecomunicação é reinaugurado na Base da Marinha na Antártica

Estação Antártica deverá estar em pleno funcionamento até 2014
Estação Antártica deverá estar em pleno funcionamento até 2014

Sistema de telecomunicações da base brasileira na Antártica, destruído pelo fogo foi reinaugurado durante videoconferência entre o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, executivos da operadora Oi, lotados no Rio de Janeiro, e o Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, que estava na Estação Antártica Comandante Ferraz.

O diretor de Inovação e Novos Negócios da Oi, Pedro Ripper, disse que fica “retomado a prestação de serviços de telecomunicações no Continente Antártico, sem custo para o governo”. Esclareceu que a operadora presta este serviço à Marinha desde 2006 e destacou que a velocidade de conexão é de 1 megabit/s dedicado, o que equivaleria a cerca de 15 mega no sistema ordinário. Informou ainda que a companhia iniciou em dezembro de 2012 os preparativos para a reconstrução da nova infraestrutura de telecomunicações na base brasileira que enfrenta situações adversas com baixas temperaturas e ventos de até 200km.

Bernardo disse estar satisfeito em participar do evento em que as comunicações integradas fariam diminuir a distância entre os dois continentes, unindo as famílias dos técnicos e cientistas da base.

Segundo o comandante Moura Neto,o custo total da reconstrução ficará em cerca de R$ 100 milhões e já foram disponibilizados R$ 40 milhões. Destacou que a Estação Antártica deverá estar em pleno funcionamento em 2014 e que será feita uma licitação para uma nova base na Antártica e prevê que o início das obras aconteça em novembro ou dezembro de 2013.

Fonte: Ministério das Comunicações

484 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *