Venezuela lança satélite “Francisco de Miranda”

Venezuela lança satélite “Francisco de Miranda”

O satélite Miranda – denominado formalmente VRSS-1, por suas sigla em inglês Venezuela Remote Sensing Satellite.

Em outubro de 2008 o “Simón Bolívar”,  primeiro satélite venezuelano, construído em conjunto com os chineses, foi lançado da base de Xichang.  Agora, com um custo anunciado de US$ 140 milhões, a China colocou em órbita um novo satélite venezuelano de observação da Terra, de acordo com informações da agência de notícias Xinhua.

O lançamento foi considerado um sucesso e aconteceu nesse último sábado (29/9). Batizado de “Generalíssimo Francisco de Miranda” em homenagem a um major da independência da Venezuela, o satélite foi lançado da base de Jiuquan, no deserto de Gobi, pelo foguete “Marcha Longa”.

O evento aconteceu a nove dias das eleições presidenciais da Venezuela, e foi apresentado como mais um passo para a soberania e independência tecnológica do país. Pois com suas quatro câmeras será capaz de tirar até 350 fotos por dia que permitirá uma visualização da superfície terrestre a até uma distância de 2,5 metros.

As imagens serão usadas para a detecção de áreas petroleiras, a monitorização da biodiversidade e de recursos naturais disponíveis, além do planejamento urbano e agrícola e determinação de área afetadas por desastres naturais.

537 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *